menu logo

tamanho do texto:

Notícias

LIFE VIDALIA recebe visita de networking do LIFE medCLIFFS

LIFE VIDALIA recebe visita de networking do LIFE medCLIFFS

24 de Abril de 2023

O LIFE VIDALIA, coordenado pela Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, recebeu, recentemente, dois membros da equipa do projeto LIFE medCLIFFS, numa visita de networking que permitiu dar a conhecer aos colegas catalães três das quatro áreas de intervenção do LIFE VIDALIA no Faial, bem como a partilha de conhecimentos adquiridos e as técnicas aplicadas ao longo de quase cinco anos de intervenções para a conservação da flora endémica costeira dos Açores.

A visita de networking teve a duração de um dia, iniciando-se pela manhã com a visita ao Caldeirão do Cabeço Verde para apresentação dos resultados, em zona vertical, dos trabalhos especializados em altitude com recurso a cordas. Seguindo-se a visita à área de intervenção do Porto de Castelo Branco, e, por fim, ao Monte da Guia.

O LIFE medCLIFFS é um projeto recente que tem como objetivo manter a diversidade florística de falésias costeiras mediterrânicas, garantindo a sua conservação e prevenindo a perda da sua biodiversidade. O controlo de flora invasora em áreas costeiras é, portanto, essencial ao sucesso deste projeto, algo que tem em comum com o projeto açoriano que o recebeu na ilha do Faial.

Durante a visita, foi dada especial importância aos locais com maior declive, tendo, por isso, maior destaque a área de intervenção do Caldeirão do Cabeço Verde. Naquele local, foi feito um histórico dos trabalhos efetuados, transmitindo os métodos utilizados para o efetivo controlo das espécies exóticas invasoras na parede intervencionada, bem como as estratégias aplicadas para a remoção e o transporte dos resíduos resultantes da intervenção para os locais adequados.

O encontro entre membros das equipas dos dois projetos serviu, entre outros aspetos, para promover o “trabalho em rede”, com a já referida transferência de metodologias e soluções bem-sucedidas durante o tempo decorrido do projeto, concretamente na erradicação e controlo de espécies invasoras em falésias. É ainda digno de referência que, tal como a maioria das áreas de intervenção do LIFE VIDALIA, as do LIFE medCLIFFS integram também a Rede Natura 2000. 

O networking, a replicabilidade e transferibilidade das metodologias e estratégias utilizadas nas ações de conservação do projeto LIFE VIDALIA são obrigações a efetivar durante o último ano do projeto e os cinco anos após o términus dele, por forma a que outros projetos financiados pelo Programa LIFE possam usufruir do conhecimento técnico adquirido. Esta visita de networking representa, assim, mais um objetivo alcançado pela equipa LIFE VIDALIA.

Saiba mais sobre este projeto em: www.lifevidalia.eu.

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA