tamanho do texto:
Notícias
Apresentado no Corvo jogo sobre espécies invasoras dedicado às crianças do 1.º e 2.º ciclo
19 de Abril de 2023
Foi apresentado na passada semana, na ilha do Corvo, a propósito da visita estatutária do Governo Regional dos Açores, o jogo “Dobble Invasoras”, que aborda a temática das espécies invasoras e é dedicado às crianças do 1.º e 2.º ciclo de ensino.
O jogo, impulsionado pela Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, através do projeto LIFE IP AZORES NATURA – Proteção Ativa e Gestão Integrada da Rede Natura 2000, pretende dar a conhecer aos mais novos, de uma forma divertida e interativa, as espécies de flora e fauna invasora, bem como os seus métodos de introdução e que ferramentas podemos utilizar para combatê-las.
O principal objetivo do jogo é identificar primeiro, e corretamente, o símbolo em comum entre as cartas e dizê-lo em voz alta. Entre cada carta há sempre um, e apenas um, símbolo igual.
Deste modo, e uma vez que a brincar também se aprende, criou-se o “Dobble Invasoras” para divulgar junto das escolas, de todas as ilhas, tornando-se, assim, uma ferramenta de sensibilização à população escolar para o reconhecimento do valor da conservação da biodiversidade.
O jogo foi apresentado às crianças do Corvo pelo Presidente do Governo, José Manuel Bolieiro, pela Secretária com a tutela da Educação, Sofia Ribeiro, pelo Secretário com a pasta do Ambiente, Alonso Miguel, e pela gestora do Projeto LIFE IP Azores Natura, Diana Pereira.
Depois do Corvo, o jogo, em formato tabuleiro, seguirá agora para as demais escolas das várias ilhas da Região.
O jogo faz parte da oferta de atividades de sensibilização ambiental escolar para o ano letivo e 2022/2023 da Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas.
O Governo Regional dos Açores terminou hoje a visita estatutária de 2023 referente à ilha do Corvo.