menu logo

tamanho do texto:

Notícias

LIFE VIDALIA recebe visita da CINEA

LIFE VIDALIA recebe visita da CINEA

19 de Abril de 2023

O projeto LIFE VIDALIA, coordenado pela Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas e cofinanciado pelo Programa LIFE da União Europeia, recebeu recentemente Giulia Carboni, a assessora do projeto por parte da CINEA – European Climate, Infrastructure and Environment Executive Agency.

A visita teve a duração de dois dias, sendo o primeiro dedicado a uma reunião técnica de apresentação dos resultados das ações do LIFE VIDALIA, quer em termos técnicos de conservação, quer em termos financeiros, por parte da equipa gestora do projeto.

Ainda no primeiro dia, visitou-se a área de intervenção do Monte da Guia (Fai-Av1) para auscultação dos trabalhos de conservação lá efetuados, em prol do incremento populacional da espécie vidália (Azorina vidalii). Esta era uma área em que, no início do projeto, existiam apenas três exemplares desta espécie protegida, em estado desfavorável de conservação, sendo que os dados de monitorização atuais contabilizam 72 indivíduos.

No segundo dia, a equipa de gestão do LIFE VIDALIA acompanhada pela equipa operacional da ilha de São Jorge e seu Diretor de Serviço levaram a assessora da CINEA a conhecer as seis áreas de intervenção do projeto. A primeira paragem foi na Fajã da Ribeira da Areia, seguindo-se a Fajã da Caldeira de Santo Cristo, a Fajã dos Cubres, a Fajã das Pontas e por fim a área do Topo. Em todas as referidas localizações, foi exposto o panorama do antes e do depois da intervenção, com as várias obras de controlo de espécies exóticas invasoras, controlo de roedores, pequenas obras de requalificação para evitar invasões de flora e, claro, a expansão populacional até à data obtida das duas espécies-alvo do projeto, a vidália (Azorina vidalii) e o lótus dos Açores (Lotus azoricus), e espécies acompanhantes do seu habitat.

A assessora Giulia Carboni fez questão de deixar a sua marca, assinalando uma vidália para posterior monitorização.

Saiba mais sobre este projeto em: www.lifevidalia.eu

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA