menu logo

tamanho do texto:

Notícias

A semana do Dia Internacional das Florestas foi repleta de atividades de sensibilização ambiental

A semana do Dia Internacional das Florestas foi repleta de atividades de sensibilização ambiental

3 de Abril de 2023

O Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas marcou presença na atividade de plantação de espécies endémicas, mais propriamente de cedro-do-mato (Juniperus brevifolia), na Fajã dos Cubres, onde assinalou também o aniversário da Reserva da Biosfera das Fajãs de São Jorge.  

Direcionadas à comunidade escolar, decorreram as atividades nas ilhas do Corvo, Graciosa e Terceira. Os alunos do 5.º ano da Escola BS Mouzinho da Silveira, que fazem parte do Clube do Ambiente, visitaram o Jardim de Endémicas do Parque Municipal do Corvo para uma atividade interpretativa dos diferentes conceitos de espécies (nativas, endémicas e exóticas) e quais os seus benefícios e problemáticas, terminando com uma plantação.

Na Graciosa, a atividade “Explorar as Áreas Protegidas” foi dinamizada através da Oferta de Atividades de Sensibilização Ambiental Escolar 2022/2023, na Ponta da Restinga, com os alunos do Programa de Formação Profissionalizante-Cozinha, proporcionando-lhes a oportunidade de proceder à plantação de alguns exemplares de espécies endémicas dos Açores.

No âmbito do programa Eco-escolas, decorreu no Colégio e Jardim de Infância “O Gu e a Tita” uma ação de sensibilização, que promoveu a biodiversidade açoriana e a regulação do ciclo hídrico insular, e uma plantação das espécies de flora endémica pau-branco (Picconia azorica), urze (Erica azorica) e folhado (Viburnum treleasei), cedidas pelos Serviços Florestais da Ilha Terceira, que contou com a participação de 26 alunos e 6 educadores/auxiliares de educação.

Outras das atividades foram dinamizadas pelos projetos LIFE coordenados por esta Secretaria Regional. Com o objetivo de compreender o que são insetos e a sua utilidade na Natureza e para o Homem, o projeto LIFE BEETLES dinamizou a atividade “Insetos à Lupa” com os alunos da EB1,2/JI das Lajes das Flores. Já no Pico, o projeto realizou uma caminhada interpretativa, direcionada ao público em geral, seguida de uma ação de plantação de espécies endémicas, onde foram plantadas 140 árvores junto à Lagoa do Caiado, em parceria com o Município de São Roque do Pico, no âmbito de um acordo de custódia da natureza com esta entidade.

Nas ilhas Terceira e São Miguel, o projeto LIFE IP AZORES NATURA procedeu a uma ação de remoção de indivíduos jovens da espécie invasora criptoméria (Cryptomeria japonica) na área de intervenção da Lagoa do Negro, e à plantação de cerca de 300 espécies endémicas, nomeadamente faia-da-terra (Morella faya), urze (Erica azorica) e louro-da-terra (Laurus azorica), no Pico do Carvão.

O projeto LIFE SNAILS contou com a participação de oito alunos belgas, com formação na área da silvicultura e agricultura, acompanhados por dois professores, que viajaram até à ilha de Santa Maria através do programa ERASMUS para obter conhecimentos em contexto de campo. Foram realizadas ações de controlo de flora invasora e plantação de endémicas nas áreas de intervenção do projeto, contribuindo assim para a recuperação do habitat natural das espécies-alvo, os caracóis terrestres endémicos da ilha.

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA