menu logo

tamanho do texto:

Notícias

Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas promove XV Encontro Regional de Educação Ambiental

Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas promove XV Encontro Regional de Educação Ambiental

1 de Março de 2023

O Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, Alonso Miguel, presidiu hoje à sessão de abertura do XV Encontro Regional de Educação Ambiental, subordinado ao tema “a Educação Ambiental enquanto Pilar de um Futuro Sustentável”, que decorreu na Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade, na ilha Terceira.

O evento contou com a participação da Secretária Regional da Educação e dos Assuntos Culturais, Sofia Ribeiro, e da Secretária-Geral do Ministério do Ambiente e Ação Climática e Diretora do Fundo Ambiental, Alexandra Carvalho, que enriqueceu o painel com uma intervenção sobre “O Contributo do Fundo Ambiental para a Estratégia Nacional na Educação Ambiental”.

“O cenário de emergência climática que hoje enfrentamos obriga-nos, cada vez mais, a trabalhar afincadamente por um desenvolvimento que não coloque em risco a saúde do planeta e o bem-estar das gerações futuras. Um desenvolvimento verdadeiramente sustentável”, vincou.

As escolas, realçou ainda, “são imprescindíveis para a prossecução” deste objetivo, através da formação dos jovens enquanto cidadãos conscientes e informados, preparando-os para o exercício de uma cidadania ativa, responsável e esclarecida face às problemáticas ambientais”.

“A educação ambiental é uma componente indispensável desta preparação, assumindo, pela sua transversalidade, uma posição privilegiada na promoção de atitudes e valores, bem como no desenvolvimento de competências necessárias para responder aos desafios da realidade atual”, prosseguiu.

“A Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas assume este compromisso como uma das suas prioridades estratégicas de ação, tendo vindo a promover, em colaboração com outras entidades, instituições públicas e parceiros da sociedade civil, a conceção e implementação de diversos programas e ações de sensibilização, mantendo-se na vanguarda da educação ambiental”, acrescentou o governante.

Alonso Miguel afirmou que “o extraordinário património natural e ambiental dos Açores, reconhecido internacionalmente, assume uma dimensão estratégica para o desenvolvimento sustentável da Região, pelo que temos a obrigação de o preservar e de o legar às gerações futuras. Trata-se, efetivamente, de um património extraordinário, mas que é também muito frágil. Cuidá-lo, valorizá-lo e protegê-lo é um processo contínuo, que exige reflexão e adaptação constante a novos desafios, atualmente dominados pela ação climática”.

O Secretário Regional referiu ainda que “é fulcral prosseguir com o desenvolvimento da literacia ambiental” para se mudarem hábitos e atitudes, contribuindo-se assim para a adoção de modelos de conduta sustentáveis em todas as dimensões da atividade humana.

“Este encontro representa uma importante ferramenta para a promoção da Educação Ambiental nos Açores, que resulta da colaboração entre as tutelas do Ambiente e da Educação, destinada a todos os profissionais que de alguma forma sejam intervenientes na educação ambiental formal e não-formal na Região, estudantes e comunidade em geral”, frisou.

Alonso Miguel destacou que a iniciativa “tem como principais objetivos divulgar e fortalecer o desenvolvimento e continuidade da Educação Ambiental nas escolas Açorianas, contribuir para a atualização e aprofundamento dos conhecimentos dos agentes de Educação em diferentes áreas e motivar os educadores para novas formas de abordagem das questões ambientais, metodologias e práticas pedagógicas, criando um espaço de reflexão, informação e partilha de ideias e experiências”.

O Secretário Regional concluiu referindo que “a educação ambiental constitui um dos pilares fundamentais da missão da Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas e uma prioridade do Governo Regional dos Açores.”

Na cerimónia o Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas teve ainda a oportunidade de entregar o Galardão Eco-Escolas a 53 estabelecimentos de ensino da Região, relativos ao ano letivo de 2021/2022.

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA