menu logo

tamanho do texto:

Notícias

Atividade Parque Escola: A Caminho do Túnel das Sete Cidades

Atividade Parque Escola: A Caminho do Túnel das Sete Cidades

18 de Março de 2021

Inserida no projeto de requalificação das margens da Lagoa das Sete Cidades, a Loja do Parque assume um papel importante na promoção do Parque Natural de São Miguel e da Área de Paisagem Protegida das Sete Cidades, incluindo trilhos pedestres, geologia, flora, fauna, recursos hídricos e património.

A sensibilização ambiental é um dos grandes objetivos da Loja do Parque que, para além das visitas diárias e à semelhança dos outros centros ambientais, sensibiliza para uma maior consciência ambiental promovida através de programas educativos, como o Parque Aberto e o Parque Escola.

Neste sentido, a Loja do Parque da Lagoa das Sete Cidades dinamiza, no âmbito do Parque Escola, a atividade “A Caminho do Túnel das Sete Cidades”, que consiste num passeio pedestre interpretativo, com início na Loja do Parque e término no Túnel das Sete Cidades. Este túnel possui cerca de 1200 metros de extensão, atravessa as paredes da caldeira do Vulcão das Sete Cidades e vai até à ribeira da freguesia dos Mosteiros. Foi uma obra que durou 7 anos, de 1930 a 1937, e teve como objetivo principal evitar as cheias que inundavam, frequentemente, as ruas e as habitações desta freguesia, permitindo, assim, o controlo do volume de água da Lagoa das Sete Cidades.

No decorrer do percurso, são abordadas várias temáticas relacionadas com a paisagem envolvente, nomeadamente a identificação de algumas espécies endémicas e nativas que ocorrem nesta área, a bio e geodiversidade, a conservação ambiental, a obra hidráulica e a visita ao túnel. 

Foto: Parque Natural de São Miguel (fevereiro 2020)

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA