menu logo

tamanho do texto:

Notícias

Continuação dos trabalhos no Ilhéu da Vila, Santa Maria

Continuação dos trabalhos no Ilhéu da Vila, Santa Maria

22 de Fevereiro de 2023

No passado dia 19 de janeiro, uma equipa do Serviço de Ambiente e Alterações Climáticas de Santa Maria deslocou-se ao Ilhéu da Vila para continuar os trabalhos de remoção da espécie invasora espinafre da Nova Zelândia (Tetragonia tetragonoides), bem como a remoção de sementes desta espécie depositadas no solo.

Este trabalho foi efetuado numa área de tamanho proporcional à quantidade de plantio disponível para plantação, esta primavera, o qual está atualmente em produção no Jardim Botânico do Faial.

Tendo-se verificado que as ações anteriores de remoção de invasoras expuseram demasiado o solo, estando a levar à sua erosão, foram construídas paliçadas com o propósito de reduzir a erosão, sustentar o solo, e favorecer a sementeira direta e plantação que se pretende efetuar com brevidade. Verificou-se, também, que estão a brotar com abundância as espécies nativas Spergularia azorica, lótus dos Açores (Lotus azorica) e plantago (Plantago coronopus).

Durante esta saída, foi também efetuada a monitorização de 203 ninhos de aves marinhas, incluindo os ninhos artificiais instalados em julho 2021 no âmbito do projeto LIFE IP AZORES NATURA, para aferir o sucesso reprodutor do painho da Madeira (Hydrobates castro). Dado que as condições climatéricas não permitiram que se efetuasse o trabalho com maior antecedência, esta monitorização foi efetuada tardiamente, pelo que foram encontrados muitos ninhos vazios, mas com sinais de ocupação, sendo presumível que a cria já tenha abandonado o ninho. Foram identificadas nove crias de painho da Madeira e um ovo do frulho (Puffinus lherminieri). Também foram identificamos oito ninhos com ovos inviáveis, dois adultos mortos e evidências de predação.

Saiba mais sobre este projeto coordenado pela Secretaria do Ambiente e Alterações Climáticas em www.lifeazoresnatura.eu.

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA