menu logo

tamanho do texto:

Notícias

Governo dos Açores disponibiliza sistema de depósito de embalagens não reutilizáveis de bebidas

Governo dos Açores disponibiliza sistema de depósito de embalagens não reutilizáveis de bebidas

17 de Março de 2021

A Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas do Governo dos Açores informa que iniciou uma campanha de sensibilização e informação sobre o projeto “Sistema de Depósito de Embalagens não Reutilizáveis de Bebidas nos Açores”.
Este projeto pretende promover e aumentar a separação, reciclagem e promoção da economia circular na Região. Este será o primeiro sistema de depósito em funcionamento no país.

A partir desta semana, todos os Açorianos irão receber na sua casa um panfleto informativo com o objetivo de dar a conhecer os objetivos e funcionamento do sistema.

No âmbito da candidatura aos EEA Grants do Projeto ‘Sistema de Depósito de Embalagens não Reutilizáveis de Bebidas nos Açores’, o Governo Regional dos Açores irá instalar, no decorrer deste ano, 25 máquinas de logística reversa contemplando todos os concelhos dos Açores.

Nesse sentido, os equipamentos destinam-se a receber embalagens de bebidas de plástico (PET), metal (alumínio) e vidro com capacidade máxima até 2,5 litros, sendo atribuído um prémio ao consumidor de pelo menos 0,05€ por embalagem, que ficará em cartão e que posteriormente poderá ser levantado pelo cidadão nas lojas RIAC.

Esta iniciativa tem como parceiros as maiores embaladoras da Região, Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico, a Melo Abreu e a PROMINERAL, contanto também com a cooperação da Rede Integrada de Apoio ao Cidadão (RIAC), bem como, com as empresas responsáveis pela recolha dos Resíduos Urbanos dos Açores, EQUIAMBI, MUSAMI e RESIAÇORES.
Com este projeto os Açores preparam-se para dar resposta aos novos desafios europeus, no âmbito da economia circular e no cumprimento das metas de valorização e reciclagem.

© Governo dos Açores

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA