menu logo

tamanho do texto:

Notícias

“Açores na Rota da Energia” em todas as ilhas da Região

“Açores na Rota da Energia” em todas as ilhas da Região

13 de Janeiro de 2023

As sessões de informação e formação sobre energia intituladas “Açores na Rota da Energia” vão percorrer todas as ilhas da região, realizando-se sessões, ainda durante o mês de janeiro, na Terceira e na Graciosa.

Trata-se de uma iniciativa da Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, através da Direção Regional da Energia, promovida em colaboração com a ADENE – Agência para a Energia, na sequência de um protocolo já celebrado entre as referidas entidades.

Estas sessões são direcionadas aos cidadãos, às escolas, à administração pública é às empresas.

No caso das escolas, o principal objetivo é sensibilizar os alunos do 3.º ciclo para a temática das alterações climáticas e para a importância da energia neste domínio, alertando para a relevância do compromisso individual da poupança energética, através das mudanças de comportamento no seu dia a dia, com vista, designadamente, à poupança de energia.

Nos restantes casos, as formações pretendem promover o aprofundamento dos conhecimentos em matéria de eficiência e poupança energética e abordar a importância de ler e interpretar a fatura elétrica e a nova etiqueta de energia. São, ainda, abordados os sistemas de incentivo disponíveis nos Açores com o objetivo de promover o recurso a fontes de energia renováveis para obtenção de poupança e redução da fatura de energia.

De modo geral, pretende-se envolver os açorianos, sensibilizando-os para a sustentabilidade por via da energia, um importante passo para a promoção de uma sociedade assente numa economia de baixo carbono.

“Açores na Rota da Energia” irá chegar a todos as ilhas até ao final de 2024, tendo já decorrido sessões em São Miguel e em Santa Maria.

As referidas ações de formação e sensibilização enquadram-se, também, no projeto europeu LIFE IP CLIMAZ, que pretende auxiliar a região na persecução dos seus objetivos no âmbito da eficiência, poupança e mitigação dos efeitos das alterações climáticas.

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA