tamanho do texto:
Notícias
SRAAC promove desafio “Vamos vestir as árvores” na EWWR
12 de Dezembro de 2022
A Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas foi uma vez mais a entidade coordenadora regional da EWWR – European Week for Waste Reduction (Semana Europeia da Prevenção de Resíduos), promovendo entre os dias 19 e 27 de novembro a realização da 13.ª Semana dos Resíduos dos Açores. Neste sentido, foi lançado às escolas da Região o desafio “Vamos vestir as árvores” que apresentava como finalidade o incentivo ao aproveitamento de sobras de tecidos ou peças de vestuário sem utilidade para decoração de árvores. A ação permitiu estimular a criatividade, bem como sensibilizar para o impacto que a indústria têxtil tem na natureza.
Ao longo do tempo as roupas têm sido cada vez mais encaradas como produtos descartáveis. A moda efémera, designada como “Fast Fashion”, é o resultado da constante disponibilização de novos estilos a preços muito baixos, o que levou a um grande aumento da quantidade de vestuário fabricado e deitado fora num curto espaço de tempo.
A indústria têxtil é um dos setores mais poluentes a nível ambiental, contribuindo para a poluição da água e emissões de gases com efeito de estufa e, para além disso, tem um grande impacto social associado.
Segundo o Parlamento Europeu em 2015 foram utilizados pela indústria do têxtil e do calçado cerca de 79 milhões metros cúbicos de água. Estimativas apontam que durante as lavagens as roupas libertam meio milhão de toneladas de microfibras de plástico para os oceanos, o que representa 35 % dos microplásticos primários libertados para o ambiente.
A população europeia consome anualmente cerca de 26 kg de produtos têxteis, dos quais cerca de 11 kg são descartados após apenas 7/8 vezes utilizações.
Tendo como pano de fundo esta realidade, a EWWR contou este ano com o tema “Têxteis Circulares & Sustentáveis” onde foram dinamizadas diversas atividades com o intuito de sensibilizar para a prevenção de resíduos.