menu logo

tamanho do texto:

Notícias

LIFE IP AZORES NATURA participa em ação de remoção de flora invasora em São Miguel

LIFE IP AZORES NATURA participa em ação de remoção de flora invasora em São Miguel

24 de Novembro de 2022

No final do mês de outubro, foi realizada uma ação de voluntariado para remoção de flora invasora no Pico do Carvão, Sete Cidades, ilha de São Miguel. Esta atividade foi promovida pela Universidade dos Açores, em parceria com o projeto LIFE IP AZORES NATURA e o Serviço de Ambiente e Alterações Climáticas de São Miguel, tendo participado 14 alunos do programa Erasmus.

Durante a atividade, foram removidos cerca de 6000 kg de resíduos vegetais, maioritariamente provenientes da remoção de gigantes (Gunnera tinctoria), uma espécie de flora exótica invasora com grande capacidade de reprodução.

Aproveitando o trabalho conseguido pela equipa, está também a ser equacionada uma plantação de espécies nativas neste local, promovendo assim a recuperação desta área e ocupando o espaço liberto pela remoção desta espécie invasora.

Este ano, na ilha de São Miguel, e enquadrado no projeto LIFE IP AZORES NATURA, foram organizadas várias ações de voluntariado nas quais foi possível remover quantidades elevadas de espécies exóticas invasoras, contribuindo, deste modo, para a recuperação de habitat ameaçados nesta ilha e a melhoria do estado de conservação de flora endémica.

O projeto LIFE IP AZORES NATURA é coordenado pela Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas. Saiba mais em www.lifeazoresnatura.eu.

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA