menu logo

tamanho do texto:

Notícias

La Palma já começou o programa de sensibilização ambiental na Educação Básica com a Caixa de Jogos “Ataja Tus Matos”

La Palma já começou o programa de sensibilização ambiental na Educação Básica com a Caixa de Jogos “Ataja Tus Matos”

17 de Novembro de 2022

“Ataja Tus Matos” (Detém as tuas invasoras) é o nome do projeto lançado pela Fundación Canaria Reserva Mundial da Biosfera, enquadrado no LIFE IP AZORES NATURA, que se foca na prevenção, alerta precoce e resposta rápida contra as espécies exóticas e invasoras. Devido ao financiamento complementar do Governo das Canárias, o programa de educação do projeto irá estender-se, também, ao ano letivo 2022-2023 ao nível da Educação Básica.

Esta extensão baseia-se no desenvolvimento de uma Caixa de Jogos, de madeira, que contém baralhos de cartas ilustradas, um circular e outro quadrangular, que permite dinamizar até seis atividades diferentes. A memória, rapidez de reflexos, estratégia e o raciocínio crítico são fundamentais para a participação neste jogo, desenhado para pequenas e grandes equipas de trabalho. Quanto aos níveis, é recomendado para alunos do 3.º ao 6.º ano de Educação Básica, mesmo que o kit tenha vários níveis e inclua atividades para crianças a partir dos 4 anos.

Meia centena de alunos das escolas CEO Tijarafe e CEIP La Rosa Camino Viejo (El Paso) já estrearam estas atividades, gratuitas para as escolas da ilha, que, nesta primeira fase, serão oferecidas até ao final de novembro, mas que regressarão novamente a partir de março de 2023.

O projeto LIFE IP AZORES NATURA é coordenado pela Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas. Saiba mais em www.lifeazoresnatura.eu.

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA