menu logo

tamanho do texto:

Notícias

Vigilante da Natureza em ação na Campanha SOS Cagarro

Vigilante da Natureza em ação na Campanha SOS Cagarro

15 de Novembro de 2022

Nos meses de outubro e novembro, o Governo dos Açores promove a Campanha SOS Cagarro, através da Direção Regional de Políticas Marítimas, com o apoio da Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas. Esta campanha pretende envolver as populações e entidades no salvamento dos cagarros (Calonectris borealis) juvenis encontrados junto às estradas e na sua proximidade.

A luminosidade intensa, principalmente nas zonas costeiras, desorienta os juvenis desta espécie que, devido à sua inexperiência, acabam por ficar encadeados pelas luzes urbanas mais fortes, colidindo com infraestruturas ou caindo no chão.

Para além de facilitar o regresso destes juvenis ao seu habitat, os salvamentos efetuados no decorrer das brigadas permitem também que sejam registadas algumas medidas importantes nos cagarros resgatados e se coloque uma anilha metálica identificativa nestas tão prestimosas aves. A colocação desta anilha, é designada de anilhagem e é efetuada por um técnico credenciado. Este é um método de investigação que permite fornecer informação útil sobre o ciclo de vida destas aves, bem como sobre os seus movimentos migratórios, taxa de sobrevivência e sucesso reprodutor. Todas as informações recolhidas servem para orientar medidas de conservação efetivas e para auxiliar na gestão de áreas protegidas para defesa da avifauna.

Uma vez anilhados, os cagarros são colocados em caixas e aguardam o dia seguinte para serem libertados, pela manhã, numa arriba alta ou numa praia sem ondulação, para que continuem a sua jornada rumo ao sul.

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA