menu logo

tamanho do texto:

Notícias

Ação de restauro ecológico na Área de Intervenção do Topo com alunos da escola local

Ação de restauro ecológico na Área de Intervenção do Topo com alunos da escola local

14 de Novembro de 2022

Na última semana, a área de intervenção da Pontinha do Topo foi alvo de uma ação de restauro ecológico da população de vidália (Azorina vidalii), mais concretamente, junto à rampa de acesso à zona balnear da Pontinha, numa zona anteriormente coberta por espécies exóticas invasoras, como o chorão-das-praias (Carpobrotus edulis).

A atividade contou com a presença de dezasseis alunos da Escola Básica Integrada da Vila do Topo que se mostraram curiosos e interessados em contribuir na preservação de uma parte importante do património natural que também lhes pertence.

A curiosidade aguçou-se aquando da utilização da aplicação Biodiversity4all (https://www.lifevidalia.eu/biodiversity4all/) para identificarem as espécies de flora da zona envolvente que fazem parte do habitat da vidália.

A sessão deu aos alunos desta comunidade a oportunidade para melhor conhecer o projeto LIFE VIDALIA, coordenado pela Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, as suas espécies-alvo e acompanhantes, bem como a séria ameaça das espécies exóticas invasoras para a manutenção da biodiversidade endémica dos Açores.

Para que a ação de restauro fosse possível, aconteceu previamente uma remoção de invasoras pela Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas com a parceria voluntária da Junta de Freguesia do Topo.

A Área de Intervenção do Topo é uma das cinco áreas na ilha de São Jorge em que o LIFE VIDALIA atua para a preservação dos ecossistemas costeiros nativos. Curiosamente, é a única área de intervenção na ilha que não se encontra numa fajã. Os trabalhos de conservação do LIFE VIDALIA na ilha de São Jorge podem também ser observados na Fajã de Santo Cristo, na Fajã dos Cubres, na Fajã das Pontas e na Fajã da Ribeira da Areia.

Durante a sessão, os alunos encontraram um cagarro, o que lhes permitiu acrescentar mais uma nobre missão ao seu dia: o salvamento e libertação da ave.

Saiba mais sobre o projeto em www.lifevidalia.eu.

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA