menu logo

tamanho do texto:

Notícias

Dia Internacional das Reservas da Biosfera

Dia Internacional das Reservas da Biosfera

3 de Novembro de 2022

As Reservas da Biosfera são definidas pela UNESCO como uma forma de proteger as paisagens, ecossistemas e espécies, promovendo assim um desenvolvimento sustentável a nível social, económico, cultural e ecológico, atuando como plataformas de investigação, monitorização, educação e sensibilização. São autênticos laboratórios de sustentabilidade, que procuram harmonizar a atividade humana com a proteção, valorização e dinamização do património natural existente.

Em Portugal, existem 12 Reservas da Biosfera, tendo a primeira sido criada em 1981 – Reserva da Biosfera do Paul do Boquilobo. Nos Açores, existem 4, a ilha do Corvo e a ilha Graciosa, ambas criadas em 2007, a ilha das Flores em 2009, e a mais recente, em 2016, as Fajãs de São Jorge, totalizando 192 397 hectares de área de Reserva da Biosfera no Arquipélago.

Na Região, estas áreas estão ao abrigo da Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, que tem desenvolvido esforços para, em estreita ligação com os conselhos de gestão de cada Reserva da Biosfera, apoiar a monitorização e investigação destas áreas, promover a proteção do património natural existente e o desenvolvimento económico local.

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA