menu logo

tamanho do texto:

Notícias

LIFE BEETLES | Ação de Voluntariado

LIFE BEETLES | Ação de Voluntariado

4 de Março de 2021

No passado dia 3 de Março de 2021, o projeto LIFE BEETLES celebrou o Dia Mundial da Vida Selvagem com a atividade de voluntariado “À Caça da Acacia”, que decorreu na Ribeira do Fundão, uma das áreas de intervenção do projeto, no concelho das Lajes da Ilha das Flores.

Esta ação contou com a participação de voluntários da empresa de animação turística Experience OC, da Câmara Municipal das Lajes das Flores, da Junta de Freguesia Lajes Das Flores e dos Vigilantes da Natureza.

No âmbito da atividade decorreram ações de controlo de flora invasora, essencialmente de 𝘈𝘤𝘢𝘤𝘪𝘢 𝘮𝘦𝘭𝘢𝘯𝘰𝘹𝘺𝘭𝘰𝘯, através do método do descasque, bem como plantação de alguma flora endémica, nomeadamente Uva-da-serra (𝘝𝘢𝘤𝘤𝘪𝘯𝘪𝘶𝘮 𝘤𝘺𝘭𝘪𝘯𝘥𝘳𝘢𝘤𝘦𝘶𝘮), Folhado (𝘝𝘪𝘣𝘶𝘳𝘯𝘶𝘮 𝘵𝘳𝘦𝘭𝘦𝘢𝘴𝘦𝘪), Cedro-do-mato (𝘑𝘶𝘯𝘪𝘱𝘦𝘳𝘶𝘴 𝘣𝘳𝘦𝘷𝘪𝘧𝘰𝘭𝘪𝘢), Sanguinho (𝘍𝘳𝘢𝘯𝘨𝘶𝘭𝘢 𝘢𝘻𝘰𝘳𝘪𝘤𝘢), Pau-branco (𝘗𝘪𝘤𝘤𝘰𝘯𝘪𝘢 𝘢𝘻𝘰𝘳𝘪𝘤𝘢), Faia-da-terra (𝘔𝘰𝘳𝘦𝘭𝘭𝘢 𝘧𝘢𝘺𝘢), Azevinho (𝘐𝘭𝘦𝘹 𝘱𝘦𝘳𝘢𝘥𝘰 subsp. 𝘢𝘻𝘰𝘳𝘪𝘤𝘢 ) e Urze (𝘌𝘳𝘪𝘤𝘢 𝘢𝘻𝘰𝘳𝘪𝘤𝘢).

Ao longo dos próximos 4 anos, o projeto LFE BEETLES pretende promover mais ações de voluntariado, que possam ajudar a promover o aumento da qualidade e disponibilidade de habitat para os 3 escaravelhos endémicos do projeto, que se encontram Criticamente Ameaçados.

O envolvimento da comunidade no contexto da preservação da vida selvagem e na conservação da biodiversidade é crucial para o sucesso de projetos como o LIFE BEETLES bem como para a resiliência dos ecossistemas a longo prazo.

Obrigada a todos os voluntários que aceitaram unir-se a este desafio. Esperamos que tenham gostado da experiência e que possamos voltar a colaborar no futuro!

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA