menu logo

tamanho do texto:

Notícias

LIFE VIDALIA recebe utentes da Casa do Povo da Ribeirinha

LIFE VIDALIA recebe utentes da Casa do Povo da Ribeirinha

27 de Outubro de 2022

No dia 14 de outubro, o projeto LIFE VIDALIA acolheu um grupo de utentes da Casa do Povo da Ribeirinha numa sessão que incluiu a visita ao Jardim Botânico do Faial e à Área de Intervenção do Morro de Castelo Branco.

Através duma visita guiada ao Jardim Botânico do Faial, os utentes depararam-se com plantas que há muito não encontravam e descobriram outras que nem sabiam existir. O grupo teve ainda a oportunidade de se deliciar com a contemplação das orquídeas presentes no Orquidário e de conhecer o Viveiro de Plantas Raras.

A sessão, que contou com seis utentes, auxiliares e membros do executivo da Junta de Freguesia da Ribeirinha, culminou com a visita à Área de Intervenção do Morro de Castelo Branco, durante a qual se apresentou a espécie que dá nome ao projeto, a vidália (Azorina vidalii), e as suas espécies acompanhantes, e se deu a conhecer os trabalhos em desenvolvimento pelo projeto. 

O Morro de Castelo Branco é uma das quatro áreas de intervenção na ilha do Faial em que o LIFE VIDALIA atua para a preservação dos ecossistemas costeiros nativos do nosso Arquipélago. Aqui, já foram plantadas mais de 1000 vidálias pela equipa do projeto, bem como cerca de 30 mil plantas de outras espécies naturais dos Açores. São ainda dignos de nota os trabalhos de remoção de espécies exóticas invasoras na totalidade da área de intervenção, o que corresponde a cerca de 5,5 hectares.

No Faial, os trabalhos de conservação da natureza levados a cabo pelo LIFE VIDALIA podem ainda ser observados na zona do Monte da Guia, no Porto de Castelo Branco e no Caldeirão do Cabeço Verde.

Saiba mais sobre o projeto em www.lifevidalia.eu.

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA