tamanho do texto:
Notícias
LIFE VIDALIA apoia doutoramento dedicado ao estudo da vidália e do lótus dos Açores
26 de Outubro de 2022
O projeto LIFE VIDALIA recebeu, no dia 18 de outubro, alunos de doutoramento da Universidade dos Açores, em visita à ilha do Faial, com o objetivo de levar a cabo a recolha de informação e material biológico das populações de vidália (Azorina vidalii) existentes nesta ilha.
A equipa de campo do LIFE VIDALIA, projeto coordenado pela Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, acompanhou a visita dos alunos à área de intervenção do Caldeirão do Cabeço Verde, onde ocorre a mais invulgar e inacessível das quatro populações de vidália da ilha. Foram recolhidas informações, nomeadamente a nível morfológico, e colhidas amostras de material de várias plantas de vidália para posterior estudo em laboratório. Na ocasião, apresentou-se ainda o resultado dos trabalhos efetuados pelo LIFE VIDALIA naquele local, nomeadamente o restauro populacional que permitiu um incremento do número de vidálias de 30, em 2018, para mais de 200 exemplares, atualmente.
Esta investigação está a ser desenvolvida no âmbito de um doutoramento em Biologia pela Universidade dos Açores e pretende abordar, entre outras temáticas, a biologia reprodutiva, a ecologia e a fenologia das várias populações de vidália (Azorina vidalii) e lótus dos Açores (Lotus azoricus) em todo o Arquipélago. Os resultados deste estudo poderão determinar variações morfológicas e fenológicas entre as diversas populações de cada uma destas espécies, dentro de cada ilha e em todo o Arquipélago, representando um contributo real para a conservação das duas espécies-alvo do projeto.
Saiba mais sobre o LIFE VIDALIA em www.lifevidalia.eu.