menu logo

tamanho do texto:

Notícias

65 Anos da Erupção do Vulcão dos Capelinhos

65 Anos da Erupção do Vulcão dos Capelinhos

27 de Setembro de 2022

Há precisamente 65 anos, irrompeu do mar aquele que seria o vulcão mais badalado do século – o Vulcão dos Capelinhos. A erupção teve início no mar, a cerca de 1 km da costa noroeste da ilha do Faial e prolongou-se por 13 meses. A atividade vulcânica iniciou-se com grandes explosões, emissão de jatos de cinza, colunas de vapor de água e gases vulcânicos, alternando com períodos mais calmos. Em novembro de 1957, o vulcão ligou-se à ilha do Faial e em maio de 1958 passou a assumir características terrestres (ou subaéreas), com a formação de um cone de escórias e a emissão de escoadas lávicas basálticas. Esta erupção vulcânica, que terminou a 24 de outubro de 1958, causou um grande impacto na sociedade faialense, obrigando à deslocação de quase metade da população da ilha para os E.U.A.

Hoje, esta paisagem quase lunar é um local único nos Açores, onde se sente a energia do planeta, constituindo um geossítio de relevância internacional do Geoparque Açores – Geoparque Mundial da UNESCO. 

Conheça a história deste vulcão no Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos e participe nas atividades comemorativas que têm início hoje:

Dia 27 set: Sessão de comemoração dos 65 anos do Vulcão dos Capelinhos – https://bit.ly/3DNmAXi 

Dias 1 e 8 out: Circuito Interpretativo - Caminho de Baleeiros – https://bit.ly/3S7Ixol (dia 1) e https://bit.ly/3LPCH8O (dia 8)

Dia 5 out: Trilho Capelo - Capelinhos (Cabeço do Canto PRC01FAI) – https://bit.ly/3Sag3dm 

Em parceria com a empresa Capelinhos Ocean Tours serão dinamizados também circuitos interpretativos por via marítima. Entre em contacto direto com a empresa para mais informações e agendamento.

Ao longo destes dias, poderá ainda acompanhar o desenvolvimento da pintura do mural na Casa dos Botes intitulada “Os Sinistrados do Vulcão”, realizada pelos artistas Ana Correia e Pedro Braia Art.

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA