tamanho do texto:
Notícias
65 Anos da Erupção do Vulcão dos Capelinhos
27 de Setembro de 2022
Há precisamente 65 anos, irrompeu do mar aquele que seria o vulcão mais badalado do século – o Vulcão dos Capelinhos. A erupção teve início no mar, a cerca de 1 km da costa noroeste da ilha do Faial e prolongou-se por 13 meses. A atividade vulcânica iniciou-se com grandes explosões, emissão de jatos de cinza, colunas de vapor de água e gases vulcânicos, alternando com períodos mais calmos. Em novembro de 1957, o vulcão ligou-se à ilha do Faial e em maio de 1958 passou a assumir características terrestres (ou subaéreas), com a formação de um cone de escórias e a emissão de escoadas lávicas basálticas. Esta erupção vulcânica, que terminou a 24 de outubro de 1958, causou um grande impacto na sociedade faialense, obrigando à deslocação de quase metade da população da ilha para os E.U.A.
Hoje, esta paisagem quase lunar é um local único nos Açores, onde se sente a energia do planeta, constituindo um geossítio de relevância internacional do Geoparque Açores – Geoparque Mundial da UNESCO.
Conheça a história deste vulcão no Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos e participe nas atividades comemorativas que têm início hoje:
Dia 27 set: Sessão de comemoração dos 65 anos do Vulcão dos Capelinhos – https://bit.ly/3DNmAXi
Dias 1 e 8 out: Circuito Interpretativo - Caminho de Baleeiros – https://bit.ly/3S7Ixol (dia 1) e https://bit.ly/3LPCH8O (dia 8)
Dia 5 out: Trilho Capelo - Capelinhos (Cabeço do Canto PRC01FAI) – https://bit.ly/3Sag3dm
Em parceria com a empresa Capelinhos Ocean Tours serão dinamizados também circuitos interpretativos por via marítima. Entre em contacto direto com a empresa para mais informações e agendamento.
Ao longo destes dias, poderá ainda acompanhar o desenvolvimento da pintura do mural na Casa dos Botes intitulada “Os Sinistrados do Vulcão”, realizada pelos artistas Ana Correia e Pedro Braia Art.