menu logo

tamanho do texto:

Notícias

LIFE IP AZORES NATURA promove sessão de esclarecimento na ilha do Corvo

LIFE IP AZORES NATURA promove sessão de esclarecimento na ilha do Corvo

20 de Setembro de 2022

O projeto LIFE IP AZORES NATURA esteve em trabalho de campo, na semana passada, na ilha do Corvo. Durante essa visita, foi promovida uma sessão de esclarecimento para empresários agrícolas sobre os trabalhos de conservação que estão a decorrer na ilha, onde foi abordada a importância da conservação da natureza para a comunidade, bem como a necessidade da instalação de vedações para a exclusão de gado na área de intervenção do projeto – o Caldeirão.

Toda a zona envolvente ao Caldeirão do Corvo constitui a maior bacia hidrográfica da ilha, sendo essencial para abastecer as captações de água da Vila do Corvo. Neste local, existem habitat de turfeiras, sendo que estas conseguem absorver grandes quantidades de águas e são extremadamente importantes para a purificação do ar e da própria água. Desta forma, torna-se essencial evitar a entrada de gado nestes locais, através da colocação de vedações, impedindo o pisoteio e herbivorísmo e aumentando a preservação destes habitat. Consequentemente, a colocação destas vedações promove a regulação dos recursos hídricos, prevenindo cheias, enxurradas e erosão.

Este encontro contou com a participação de algumas pessoas e entidades relacionadas com a atividade agrícola, onde foram recolhidos contributos dos participantes com a intenção de beneficiar todas as partes, e promover uma boa comunicação entre a população local, os agricultores e o projeto.

Através da Ação C13.2 “Mitigação dos impactos negativos da agricultura na Rede Natura 2000”, o LIFE IP AZORES NATURA, irá promover sessões semelhantes em outras ilhas, com a intenção de informar os agricultores e entidades interessadas sobre os respetivos trabalhos de conservação do projeto em áreas agrícolas.

Saiba mais sobre este projeto em www.lifeazoresnatura.eu.

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA