menu logo

tamanho do texto:

Notícias

Nova espécie de flora invasora detetada na ilha do Faial

Nova espécie de flora invasora detetada na ilha do Faial

15 de Setembro de 2022

No fim do mês de agosto, foi detetada uma nova espécie de flora invasora na ilha do Faial – a Ipomoea pes-caprae. Detetada em Porto Pim, esta espécie caracteriza-se por ser uma planta estritamente dunar, tendo, no passado, sido reportada em Porto Santo no arquipélago da Madeira. Tratando-se de uma espécie com potencial invasor, após a sua deteção, foram acionados os meios de intervenção necessários, nomeadamente o Serviço de Ambiente e Alterações Climáticas do Faial, procedendo-se à sua cuidadosa remoção e, doravante, à monitorização do local.

Esta intervenção enquadra-se na Ação C11 do projeto LIFE IP AZORES NATURA, através de um plano de prevenção, deteção, alerta precoce e resposta rápida contra espécies exóticas invasoras. Este plano, apesar de estar direcionado às ilhas do Corvo e La Palma, está também a ser replicado, com sucesso, em outras ilhas açorianas, onde já foram detetadas e removidas espécies de flora invasora.

Faça parte deste plano, estando atento a novas espécies de flora e, caso suspeite de alguma possível espécie invasora, entre em contacto com o Serviço de Ambiente e Alterações Climáticas da sua ilha, para proceder à sua rápida remoção. A sua colaboração é extremamente importante!

Saiba mais sobre o projeto em www.lifeazoresnatura.eu.

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA