tamanho do texto:
Notícias
Programa Eco-Escolas premeia 53 estabelecimentos de ensino nos Açores
31 de Agosto de 2022
A Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) galardoou, este ano, 53 dos 58 estabelecimentos de ensino da Região Autónoma dos Açores inscritos no programa Eco-Escolas, envolvendo cerca de 9200 alunos.
No decorrer do 3.º período letivo, as Eco-Escolas promoveram diversos eventos e atividades aquando do hasteamento da Bandeira Verde, um momento simbólico e comemorativo do reconhecimento público e nacional do trabalho coerente e de qualidade no âmbito da educação ambiental.
Este programa conta com o apoio de uma Comissão Nacional composta por várias instituições, entre as quais a Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas.
A Comissão Nacional tem como missão apoiar, direta e indiretamente, a implementação do programa, fazer o seu acompanhamento técnico em termos científicos e pedagógicos e proceder à avaliação dos trabalhos apresentados nos diferentes concursos em cada ano letivo.
O Eco-Escolas é um programa internacional da Foundation for Environmental Education (FEE), desenvolvido em Portugal pela ABAE desde 1996, vigorando nos Açores desde 1999, tendo como objetivo o encorajamento de ações e o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelas escolas, na área de educação ambiental para a sustentabilidade. A sua metodologia, inspirada nos princípios da estratégia Agenda 21 Local, visa garantir a participação das crianças e dos jovens na tomada de decisões, envolvendo-os na construção de uma escola e de uma comunidade mais sustentáveis.
Segundo os dados disponibilizados pela FEE, em 2021, o programa contou, a nível internacional, com cerca de 59 mil escolas inscritas, distribuídas por 72 países, envolvendo cerca de 20 milhões de alunos. Em Portugal, o programa premiou 1620 estabelecimentos de ensino, envolvendo mais de 800 mil alunos e 12 mil professores.
Neste link poderá encontrar todas as escolas inscritas e galardoadas: https://bit.ly/3c6QWs