menu logo

tamanho do texto:

Notícias

LIFE IP AZORES NATURA marca presença no Conselho Consultivo do Parque Natural de São Jorge

LIFE IP AZORES NATURA marca presença no Conselho Consultivo do Parque Natural de São Jorge

26 de Julho de 2022

O projeto LIFE IP AZORES NATURA marcou presença no Conselho Consultivo de São Jorge, em que apresentou as ações mais marcantes realizadas na ilha, tais como a recolha de 210 g de sementes referentes a 21 amostras de 17 espécies-alvo, entre elas a vidália (Azorina vidalii), a urze (Erica azorica) e a não-me-esqueças (Myosotis maritima).

Com esta recolha foi possível a plantação de 159 indivíduos de não-me-esqueças na Fajã dos Cubres, local onde foi também levada a cabo uma ação de remoção de espécies de flora invasora, como cana (Arundo donax), silvado (Rubus ulmifolius), conteira (Hedychium gardnerianum) e feto-azevinho (Cyrtomium falcatum), numa área total de 2 hectares.

Aqui, foram também abertos 3 dos 4 canais previstos nos passadiços da Lagoa dos Cubres, com o intuito de melhorar o fluxo e a qualidade da água desta laguna costeira, considerada habitat prioritário para conservação. De referir ainda que está em curso a implementação de um Plano Operacional, que visa melhorar o habitat de várias espécies de aves marinhas que aqui nidificam, assim como construir e instalar abrigos para os garajaus.

Este departamento do Governo Regional destaca ainda a realização de várias ações de formação, nomeadamente em técnicas de monitorização de aves marinhas, aplicação de fitofarmacêuticos, e primeiros socorros, que tiveram como objetivo o aumento da capacitação da equipa de assistentes operacionais.

Esta presença está integrada na ação F4 “Conselho consultivo das partes interessadas” que prevê a gestão e implementação das ações previstas nas áreas de intervenção do projeto.

Saiba mais em lifeazoresnatura.eu/

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA