menu logo

tamanho do texto:

Notícias

LIFE IP AZORES NATURA reforça populações de Lactuca watsoniana na Ilha do Pico

LIFE IP AZORES NATURA reforça populações de Lactuca watsoniana na Ilha do Pico

1 de Julho de 2022

AA Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, através do projeto LIFE IP AZORES NATURA, levou a cabo uma ação de plantação da espécie endémica e protegida Lactuca watsoniana (alfacinha) no planalto central da ilha do Pico.

Para preparar o terreno, ao longo das semanas que antecederam a esta plantação, foram removidas algumas espécies invasoras do local, nomeadamente roca-da-velha (Hedychium gardnerianum), sendo posteriormente reforçadas duas populações de Lactuca watsoniana com um total de 103 indivíduos, plantadas em pequenos núcleos de 10-14 indivíduos cada. 

Este local será agora permanentemente monitorizado por forma a assegurar a manutenção destas plantações e o sucesso da renaturalização da zona intervencionada.

Este foi um trabalho desenvolvido no âmbito da ação C3.2 (Conservação in-situ) do projeto, que tem como objetivo o reforço de populações de espécies endémicas em locais estratégicos de forma a assegurar a melhoria do estado de conservação, no terreno, das espécies em estado de conservação desfavorável da Diretiva Habitats.

Saiba mais em lifeazoresnatura.eu.

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA