menu logo

tamanho do texto:

Notícias

Regeneração natural da floresta nativa na ilha Terceira

Regeneração natural da floresta nativa na ilha Terceira

21 de Junho de 2022

O Eucaliptal do Algar do Carvão é uma das áreas de intervenção do projeto LIFE BEETLES, na ilha Terceira, onde a Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas pretende aumentar e melhorar as condições do habitat da espécie-alvo do projeto, o carocho-da-terra-brava (Trechus terrabravensis).

Esta área tem revelado indicadores positivos de regeneração de flora nativa, após as intervenções do projeto no âmbito do corte e desmanche de eucaliptos. Ao remover estas árvores exóticas, deram-se as condições de solo, luz e espaço necessárias para que a vegetação nativa começasse a proliferar.

Já é possível observar a rebentação de novas plântulas de espécies endémicas no espaço onde os eucaliptos foram removidos. Observa-se ainda o desenvolvimento considerável de árvores jovens de espécies como o sanguinho (Frangula azorica), o azevinho (Ilex azorica) e o louro-da-terra (Laurus azorica).

A Secretaria Regional e a equipa do Projeto congratulam-se com o sucesso evidente das ações de conservação do LIFE BEETLES, do qual é exemplo a regeneração natural deste habitat.

Saiba mais: www.lifebeetlesazores.com

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA