menu logo

tamanho do texto:

Notícias

O Complexo do Monte da Guia está de parabéns!

O Complexo do Monte da Guia está de parabéns!

20 de Junho de 2022

Este complexo, que celebra hoje 9 anos de existência, está localizado na ilha do Faial e encontra-se na Área de Paisagem Protegida do Monte da Guia. Fazem parte integrante dois Centros Ambientais, a Casa dos Dabney e a Estação de Peixes Vivos // Aquário de Porto Pim.

A casa de veraneio da família Dabney foi adquirida em 1854 por Charles William Dabney. Edificada na paisagem única do Monte da Guia, esta estrutura incluía um complexo residencial composto por uma casa com cisterna, cais e abrigo para dois botes, um miradouro e uma pequena área de vinhas que se estendia pela encosta em direção à baía de Porto Pim. Possuía ainda uma adega onde, atualmente, está patente uma exposição que retrata o percurso desta família.

Quanto à Estação de Peixes Vivos // Aquário de Porto Pim, está localizado num edifício que foi construído em 1836 pela Companhia das Pescarias Lisbonense com o objetivo de secar bacalhau pescado na Terra Nova. No entanto, a humidade dos Açores não permitiu a concretização do plano original. Após décadas de abandono, o Governo Regional dos Açores recuperou esta interessante estrutura transformando-a num Centro Ambiental. Esta unidade inclui um aquário com algumas das espécies costeiras mais comuns nos Açores, uma estação de transferência de peixes vivos, uma exposição sobre o Parque Marinho dos Açores e um filme sobre o mar profundo da plataforma continental contígua ao Arquipélago. De momento, encontra-se temporariamente encerrado, para a realização de intervenções decorrentes da intempérie Furacão Lorenzo.
 

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA