tamanho do texto:
Notícias
O Centro de Visitantes da Furna do Enxofre está de parabéns!
5 de Abril de 2022
A Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas assinala hoje o 12.º aniversário do Centro de Visitantes que se localiza no Monumento Natural da Caldeira da Graciosa, Zona Núcleo da Reserva da Biosfera, formada há cerca de 12 mil anos e que representa uma formação geológica muito interessante, com diferentes tipos de formações vulcânicas.
A Caldeira é a segunda maior área florestada da ilha, onde se podem encontrar espécies endémicas como urze (Erica azorica), louro-da-terra (Laurus azorica) e malfurada (Hypericum foliosum).
A Furna do Enxofre é uma caverna monumental de 194 metros de comprimento e 50 metros de altura na sua parte central. Detém um deslumbrante teto em abóbada perfeita, a maior abóbada vulcânica da Europa, revestido por pequenas estalactites, e possui uma lagoa com cerca de 11 metros de profundidade. Esta caverna apresenta um campo fumarólico constituído por uma fumarola com água lamacenta e por emanações gasosas secas no chão da gruta.
Ao visitar o Centro, que em 2021 recebeu cerca de 7500 visitantes, é possível conhecer e compreender os processos vulcânicos que deram origem à ilha e, em particular, à Furna do Enxofre e à Caldeira.
Com um papel fundamental na sensibilização ambiental desta área de especial interesse geológico, aqui também foram realizadas, no ano passado, nove atividades de educação ambiental que contaram com 127 participantes.