tamanho do texto:
Notícias
Furnas do Enxofre e o Algar do Carvao – Monumentos Naturais há 18 Anos
23 de Março de 2022
A 23 de março de 2004, as Furnas do Enxofre e o Algar do Carvão foram classificados como monumentos naturais. Esta classificação visa preservar o valor natural destes locais e a integridade das suas características e das zonas imediatamente circundantes. Para tal, são adotadas medidas como a limitação ou impedimento de exploração suscetíveis de alterar as suas características e a criação de oportunidades para a investigação, educação e apreciação pública.
As Furnas do Enxofre correspondem ao campo fumarólico mais importante da ilha Terceira, consistindo na libertação de gases para a superfície através de um sistema de fissuras, em torno das quais se formam alguns depósitos de enxofre.
Também localizado na Terceira, o Algar do Carvão, anteriormente classificado como Reserva Natural Geológica, é uma chaminé vulcânica que se desenvolve sob dois cones vulcânicos, cuja importância geospeleológica tem sido justamente assinalada por diversos especialistas nacionais e estrangeiros.
Para que a população em geral fique a conhecer melhor a importância destes dois monumentos naturais, a Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas inaugurou, em outubro do ano transato, o trilho que liga o Algar do Carvão às Furnas do Enxofre. Este trilho permite observar diversas zonas de restauro ecológico e paisagístico levados a cabo pelo Governo Regional dos Açores, tais como áreas intervencionadas para erradicação da flora invasora, de plantações de flora endémica e de recuperação de turfeiras degradadas. Brevemente, terá início a execução da obra do Centro Interpretativo dedicado ao Algar do Carvão e à sua preservação.