tamanho do texto:
Notícias
Subida à Furna Abrigo
17 de Março de 2022
No âmbito da comemoração dos 50 anos da classificação de Reserva Natural da Montanha do Pico, a Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas promoveu no passado dia 13 de março uma atividade que consistiu numa caminhada interpretativa até à Furna Abrigo.
A atividade iniciou-se na Casa da Montanha com um briefing apresentado pela Diretora do Serviço de Ambiente e Alterações Climáticas do Pico sobre a importância da biodiversidade local e o código de conduta a aplicar nas áreas protegidas. Seguidamente, os participantes efetuaram a subida até à Furna Abrigo com a orientação dos Vigilantes da Natureza. Ao longo do percurso foi possível observar raros endemismos de flora, tais como, a rapa (Calluna vulgaris), o tomilho (Thymus caespititius) e o queiró (Daboecia azorica), que ao longo do tempo se adaptaram às condições adversas da montanha.
Com a chegada ao ponto de destino, deu-se a conhecer o cone de escórias soldadas, composto por um algar com cerca de 40 metros de profundidade, e uma galeria que servia de abrigo aos caminhantes que se aventuravam na montanha – a Furna Abrigo.