tamanho do texto:
Notícias
Dia Mundial da Vida Selvagem
3 de Março de 2022
Em 2013, a Organização das Nações Unidas proclamou o dia 3 de março como Dia Mundial da Vida Selvagem. Este ano, sob o tema "Recuperando espécies-chave para a restauração do ecossistema", pretende-se alertar para o estado crítico de conservação de algumas das espécies de fauna e flora selvagens e impulsionar a procura de soluções para a sua preservação.
Segundo a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza – IUCN, mais de 8400 espécies de fauna e flora selvagens estão criticamente ameaçadas e cerca de 30 mil são consideradas ameaçadas ou vulneráveis. Na Região, temos o exemplo da espécie endémica morcego dos Açores (Nyctalus azoreum), classificada como vulnerável.
De acordo com a temática desta efeméride, a Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas atua através da implementação de ações de conservação e de recuperação de fauna e flora e de habitat naturais, assim como da verificação das funções de autoridade administrativa no âmbito da Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção. Para além disso, atua também na implementação de uma estratégia regional de controlo de espécies exóticas invasoras, bem como na execução de programas e medidas adequadas ao controlo e erradicação de espécies de fauna e flora que se tenham tornado invasoras ou que comportem risco ecológico conhecido.