menu logo

tamanho do texto:

Notícias

Sabia que existem flores comestíveis nos Açores?

Sabia que existem flores comestíveis nos Açores?

9 de Dezembro de 2021

Certamente que já viu chagas (Tropaeolum majus) nas diversas paisagens das ilhas açorianas, normalmente abaixo dos 500 metros de altitude.

Esta é uma planta medicinal originária dos Andes, América do Sul, e, devido às suas propriedades, à sua flor vistosa e ao facto de ser comestível, foi introduzida pelo Homem em muitas regiões do mundo.

Tanto as flores como as folhas das chagas são comestíveis. Irá surpreender-se ao prová-la e sentir o sabor apimentado que ficará no seu paladar. Por ser uma espécie exótica com caraterísticas invasoras, não há qualquer problema em apanhá-la, mas sim em plantá-la, uma vez que esta planta é extremamente competitiva e tem uma grande capacidade de dispersão, ameaçando a biodiversidade que a rodeia. Esta é uma das espécies que o projeto LIFE VIDALIA remove das suas áreas de intervenção e pode ser encontrada no Monte da Guia, área de intervenção na ilha do Faial.

Surpreenda os seus amigos e familiares ao utilizar esta planta na próxima salada!

Saiba mais sobre este projeto coordenado pela Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas em www.lifevidalia.eu.

Com o apoio financeiro do Programa LIFE da União Europeia.

RN 2000

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA