menu logo

tamanho do texto:

Notícias

Projeto inovador de marcação de tartarugas-bobas

Projeto inovador de marcação de tartarugas-bobas

27 de Novembro de 2021

Nos passados dias 18 e 19 de novembro de 2021 decorreu na Estação de Peixes Vivos - Aquário do Porto Pim, a Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas acolheu um projeto inovador de marcação de tartarugas-bobas (Caretta caretta) com transmissores satélites de última geração.

Este initiativa parte de uma colaboração entre o projeto COSTA (costaproject.org), liderado pelo investigador Frederic Vandeperre do centro Okeanos da Universidade dos Açores, a ONG UPWELL (upwell.org), o investigador Philippe Gaspar da Mercator Ocean, o Departamento da Ciências Marinhas da Universidade Atlântica da Florida, a Direção Regional das Pescas e a Direção Regional dos Assuntos do Mar.

Os marcadores solares foram desenvolvidos sob orientação do Doutor George Shillinger, Cofundador e Diretor executivo da Upwell, num processo que levou mais de 10 anos de investigação e aperfeiçoamento, donde resultaram estes marcadores que pesam cerca de 2 gramas e medem cerca de 2 centímetros.

São marcadores solares que carregam a bateria quando as tartarugas estão a descansar na superfície do oceano, sendo também nesta altura que os dados são transmitidos por satélite. Estes marcadores em fase experimental, utilizados pela primeira vez, têm uma duração de 8 meses de transmissões e, com o crescimento da tartaruga, caem e não são recuperáveis pois não flutuam.

Foram marcadas 6 tartarugas-bobas pequenas (˂ 30 centímetros CCL) mas o objetivo é marcar cerca de 30 animais. Com este estudo pretende-se desvendar o percurso que este animais fazem. Até hoje sabe-se que a maioria nasce nas praias da Florida - EUA, e que com a ajuda das Correntes do Golfo vêm até aos Açores, mas o que acontece depois é um enigma da biologia.

As tartarugas foram recuperadas na Estação de Peixes Vivos e libertadas no dia 19 de novembro de 2021, tendo estado ao cuidado dos biólogos da Flying Sharks.

Este trabalho enquadra-se na ação de Restauro de espécies marinhas e costeiras, coordenada pela Direção Regional dos Assuntos do Mar, do projeto LIFE IP AZORES NATURA (LIFE17 IPE/PT/000010), com o objetivo de comparar movimentos de tartarugas pequenas apanhadas no mar e reabilitadas no Aquário do Porto Pim, para avaliar o sucesso das práticas de reabilitação utilizadas.

Assista à reportagem efetuada pela RTP-Açores aqui: facebook.com/rtpacores/videos/163605962598708, e saiba mais sobre este projeto em lifeazoresnatura.eu.

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA