menu logo

tamanho do texto:

Notícias

O que estão a fazer no Monte da Guia?

O que estão a fazer no Monte da Guia?

19 de Novembro de 2021

Vamos responder à pergunta que se fará nos próximos dias. Na próxima semana, iniciar-se-á uma ação de controlo de espécies exóticas invasoras nesta área de intervenção do projeto LIFE VIDALIA. Através de métodos mecânicos, será possível combater a proliferação de um conjunto de espécies invasoras. O principal foco serão algumas espécies herbáceas que cobrem grande parte do solo naquela área, com destaque para a grama de Santo Agostinho (Stenotaphrum secundatum). As espécies exóticas invasoras constituem um dos principais fatores de pressão sobre a vegetação natural de Entre-Montes, local onde existe uma pequena população de vidália (Azorina vidalii), uma das espécies-alvo do projeto.

Após a remoção superficial da camada vegetal das áreas invadidas, será iniciada uma nova fase – a recuperação deste habitat. Bracel-da-rocha (Festuca petraea), urze (Erica azorica), cubres (Solidago azorica) e vidália (Azorina vidalii) serão algumas das endémicas, caraterísticas desta zona, a serem reintroduzidas para reforço populacional destas espécies.

Esta intervenção permitirá avançar com a ação de conservação C.4: Trabalhos complementares de conservação no Controlo/Erradicação de Espécies Exóticas Invasoras nas zonas de intervenção e zonas tampão, que já se encontra com uma progressão de 49 %.

A Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas convida-o(a) a saber mais sobre estas ações em www.lifevidalia.eu/acoes-de-implementacao/.
 

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA