menu logo

tamanho do texto:

Notícias

Nova sinalização alerta para zona de nidificação de cagarros no Pico

Nova sinalização alerta para zona de nidificação de cagarros no Pico

2 de Julho de 2026

O projeto LIFE IP AZORES NATURA, coordenado pela Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática, procedeu à instalação de placas sinaléticas junto dos trilhos pedestres do Monte e Mistério da Prainha, na ilha do Pico, com o objetivo de alertar os visitantes para a presença de uma zona de nidificação de cagarros.

Esta ação, desenvolvida no âmbito do LIFE IP AZORES NATURA, contou com a colaboração do Serviço de Ambiente e Ação Climática do Pico e da Direção Regional de Políticas Marítimas. O cagarro (Calonectris borealis) é uma das espécies-alvo deste projeto, que visa promover a conservação da biodiversidade e dos habitats naturais dos Açores.

Os cagarros utilizam estas áreas para nidificar e, durante esta fase sensível, é fundamental que as crias não sejam removidas dos ninhos. Muitas vezes, quando são observadas sozinhas, pode parecer que se encontram abandonadas; no entanto, os progenitores regressam posteriormente para as alimentar.

Apela-se a todos os caminhantes e visitantes para que respeitem a sinalização existente, permaneçam nos trilhos identificados e contribuam para a preservação da biodiversidade da ilha do Pico.

Com o apoio financeiro do Programa LIFE da União Europeia.

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA