menu logo

tamanho do texto:

Notícias

Governo dos Açores assinala Dia Mundial da Alimentação - “O Planeta precisa de nós.”

Governo dos Açores assinala Dia Mundial da Alimentação - “O Planeta precisa de nós.”

16 de Outubro de 2021

A Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas promoveu, no Dia Mundial da Alimentação, uma atividade no âmbito da campanha “Combate ao Desperdício Alimentar nos Açores".

Na ação que decorreu no Mercado Municipal da Horta, a Diretora Regional do Ambiente e Alterações Climáticas salientou que no âmbito desta campanha serão dinamizadas diversas ações de sensibilização, informação e divulgação dirigidas à sociedade, incluindo produtores, consumidores e crianças. Pretende-se incentivar a população a adotar atitudes alimentares mais responsáveis e sustentáveis, através do consumo local, do planeamento de compras e do aproveitamento de refeições.

Cerca de um terço dos alimentos produzidos anualmente para o consumo humano, a nível mundial, são perdidos ou desperdiçados.  Na União Europeia, estima-se que cerca de mil milhões de toneladas de alimentos são desperdiçados anualmente.

“O desperdício alimentar contribuí para o agravamento das alterações climáticas, com uma pegada de carbono global de cerca de 22% do total das emissões dos gases com efeito de estufa e contribui também para o uso ineficiente dos recursos naturais, tais como, a terra, energia e água” salientou Ana Rodrigues.

 A Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas está empenhada em implementar medidas concretas e eficazes para reverter esta situação, através da dinamização de ações de sensibilização e informação, assim como workshops destinados ao setor da restauração.

“O planeta precisa de cada um de nós, sendo preciso repensar a nossa forma de consumir e produzir” declarou a Diretora Regional.

Na sessão procedeu-se, ainda, ao lançamento do vídeo da campanha de combate ao desperdício alimentar, bem como à distribuição de desdobráveis sobre a temática e sacos reutilizáveis, apelando aos presentes que é necessário combater o desperdício alimentar.

Para as crianças foi dinamizada, através da Secretaria Regional, uma atividade pedagógica de sensibilização ambiental – a “Mercearia Milhafre”.

O vídeo promocional da campanha de Combate ao Desperdício Alimentar dos Açores pode ser visualizado através do seguinte endereço https://youtu.be/uGjr8gzZzNc.

Quer receber notícias nossas?

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA