menu logo

tamanho do texto:

Notícias

Dia Internacional Para a Redução do Risco de Catástrofes

Dia Internacional Para a Redução do Risco de Catástrofes

13 de Outubro de 2021

É cada vez mais evidente que o planeta é afetado por catástrofes naturais que resultam das alterações climáticas. Estes fenómenos naturais têm vindo a evoluir, tornando-se cada vez mais agressivos, pelo que é fundamental acompanhar a sua evolução, recorrendo a estudos rigorosos, para garantir uma maior eficácia na sua prevenção.

Surge assim a importância da criação do Dia Internacional Para a Redução do Risco de Catástrofes, instituído em 1989 após uma Assembleia Geral das Nações Unidas, que pretende chamar a atenção de todos os Estados-membros para a necessidade de adotarem políticas sinergéticas que visem a prevenção e a redução de danos humanos, materiais e naturais.

A Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas está empenhada neste compromisso, reunindo esforços para a prevenção de catástrofes naturais nos Açores, nomeadamente através do projeto LIFE IP CLIMAZ, com ações e medidas que têm como base o Programa Regional para as Alterações Climáticas – PRAC, o Plano Regional do Ordenamento do Território dos Açores – PROTA e o Plano de Gestão de Riscos de Inundações da Região Autónoma dos Açores. Com a revisão destes planos, o LIFE IP CLIMAZ procederá à criação de eco engenharia para melhorar e aumentar a proteção costeira.

 

 

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA