menu logo logo

tamanho do texto:

Notícias

Recolha de sementes em várias ilhas dos Açores

Recolha de sementes em várias ilhas dos Açores

9 de Outubro de 2021

A Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas tem vindo a desenvolver um conjunto de trabalhos na recolha de sementes e propagação das respetivas espécies endémicas, contribuindo assim para a preservação da biodiversidade açoriana.

O projeto LIFE IP AZORES NATURA, através do Corpo de Vigilantes da Natureza, efetuou a recolha de sementes de Spergularia azorica na Praia do Lombo Gordo, em São Miguel, no âmbito da ação/medida: Implementação de trabalhos piloto de conservação da flora endémica*. A sementeira desta espécie será feita no Antigo Pomar das Caldeiras da Lagoa das Furnas para que as plantas possam ser utilizadas posteriormente no aumento e proliferação de populações naturais.

No Pico, foi verificado o estado da população de Euphrasia grandiflora na Ribeira do Escalvado, onde grande parte dos indivíduos ainda não se encontravam com semente. Contudo, foi possível recolher algumas sementes, que já foram entregues ao Jardim Botânico do Faial, com o intuito de serem propagadas.

Em São Jorge e no Pico, foram também retirados indivíduos adultos de Euphrasia grandiflora, junto ao substrato, de modo a possibilitar a identificação das potenciais plantas hospedeiras desta espécie que se apresenta como hemiparasita, ou seja, que não é completamente dependente do seu hospedeiro.

Descubra esta e outras ações deste projeto em https://www.lifeazoresnatura.eu/.

*C3

Com o apoio financeiro do Programa LIFE da União Europeia.

RN2000

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA