tamanho do texto:
Notícias
Quinta visita de monitorização do projeto LIFE IP CLIMAZ
18 de Março de 2026
No âmbito do acompanhamento do projeto LIFE IP CLIMAZ, decorreu a quinta visita de monitorização ao projeto, entre os dias 28 e 30 de janeiro, na ilha Terceira.
Para além do beneficiário coordenador, a Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática, estiveram presentes também os beneficiários associados do projeto, designadamente a Direção Regional dos Recursos Florestais e Ordenamento Territorial, a Direção Regional da Energia, a Direção Regional das Políticas Marítimas, a Direção Regional do Ambiente e Ação Climática, a Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, a Câmara Municipal da Horta, da EDA – Eletricidade dos Açores e a Cooperativa União Agrícola, CRL. O encontro contou com a presença do Secretário Regional do Ambiente e Ação Climática, Alonso Miguel, e a participação do Project Advisor da Agência de Execução Europeia do Clima, das Infraestruturas e do Ambiente (CINEA), Bernd Decker, e o monitor externo da agência ELMEN, João Salgado.
Durante os três dias de trabalhos, os participantes apresentaram os principais resultados alcançados até ao momento, debateram aspetos técnicos e administrativos e realizaram visitas de campo a diversas áreas de intervenção do projeto.
No âmbito destas visitas, foram efetuadas deslocações técnicas a alguns investimentos e áreas de intervenção na ilha, nomeadamente ao Viveiro Florestal de Espécies Autóctones de São Brás e aos pomares de espécies endémicas da Barraca e da Canada Larga, bem como às áreas destinadas à reconversão de pastagens e de floresta invadida em floresta endémica e nativa, designadamente Canada Larga, Carregadouro e Pico Maunto.
A comissão visitou igualmente os troços intervencionados da Ribeira Grota das Oito, da Ribeira do Testo e da Ribeira do Tapete, onde os trabalhos incidiram na desobstrução do leito, no controlo da vegetação invasora, na plantação de espécies endémicas e nativas e, sempre que necessário, na implementação de soluções baseadas na natureza, com o objetivo de reforçar a estabilidade das margens e, por consequência, aumentar a sua resiliência face a eventos climáticos extremos.
Com o apoio financeiro do Programa LIFE da União Europeia.