menu logo

tamanho do texto:

Notícias

Cartilha de Sustentabilidade é “tratado de normas de inspiração e orientação” para os Açores, valoriza José Manuel Bolieiro

Cartilha de Sustentabilidade é “tratado de normas de inspiração e orientação” para os Açores, valoriza José Manuel Bolieiro

1 de Outubro de 2021

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, defendeu na noite de quinta-feira que a Cartilha de Sustentabilidade dos Açores, iniciativa da Secretaria Regional dos Transportes, Turismo e Energia, representa um “verdadeiro tratado de normas de inspiração e orientação” para a Região.

“Em matéria de sustentabilidade ambiental, o legado dos Açores é uma referência mundial. E não é apenas por sê-lo, é-o também por ser reconhecido mundialmente”, vincou José Manuel Bolieiro, falando no final da assinatura da Cartilha de Sustentabilidade dos Açores por parte dos membros do XIII Governo Regional.

A sessão decorreu na cidade da Horta e o evento integrou-se nas celebrações do Dia Mundial do Turismo.

“Temos uma política de sustentabilidade afirmada. Temos um plano de ação de sustentabilidade no nosso desenvolvimento”, enalteceu o Presidente do Governo, para quem devem também ser dados passos noutras áreas e haver um “percurso progressivo” de “sustentabilidade social, económica e também cultural”.

O momento, lembrou ainda José Manuel Bolieiro, foi aproveitado pelo Executivo para fazer uma reflexão “sobre a sustentabilidade” turística “na sua visão mais holística”, havendo do XIII Governo Regional uma “profunda ideia de coesão territorial”, em que “nem a maior nem a mais pequena ilha ficarão para trás nos objetivos definidos”.

Antes, o Secretário Regional dos Transportes, Turismo e Energia, Mário Mota Borges, sublinhou o trabalho efetuado no que refere à retoma turística para o pós-covid-19.

“Os Açores têm vindo a consolidar o seu posicionamento como destino turístico de Natureza, cada vez mais associado a uma imagem idílica, acolhedora e sustentável. São forças diferenciadoras que nos trazem grandes benefícios, mas também grande responsabilidade. É, por tudo isso, que reafirmamos hoje o nosso papel liderante no desenvolvimento do turismo sustentável”, disse.

O documento assinado na quinta-feira assume publicamente o compromisso para com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, declarados pelas Nações Unidas, e com a sustentabilidade do destino turístico Açores.

A Cartilha de Sustentabilidade dos Açores é uma iniciativa da Secretaria Regional dos Transportes, Turismo e Energia e conta já com 155 entidades subscritoras, com mais de 600 compromissos alinhados com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável a alcançar.

Esta iniciativa decorreu na mesma semana em que a Região recebe o auditor da EarthCheck, entidade certificada pelo Global Sustainable Tourism Council (GSTC), no âmbito do processo de renovação da certificação nível Prata como Destino Turístico Sustentável.

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA