tamanho do texto:
Notícias
Colheita de sementes e monitorização de flora endémica nas Flores
23 de Dezembro de 2025
No âmbito da ação C3 – Implementação de trabalhos-piloto para a conservação de flora endémica (in-situ e ex-situ) do projeto LIFE IP AZORES NATURA, a equipa da Direção Regional do Ambiente e Ação Climática deslocou-se à ilha das Flores, com o objetivo de realizar colheitas de sementes e monitorizar reforços populacionais de espécies nativas. No total, foram colhidas 10 amostras destinadas ao projeto LIFE IP AZORES NATURA, que serão posteriormente propagadas no Jardim Botânico do Faial.
Foi também possível verificar que o reforço populacional de Ammi trifoliatum está a prosperar, estando atualmente em pico de floração. Assim que a espécie iniciar a produção de sementes, estas deverão ser colhidas e enviadas ao Jardim Botânico do Faial. Na área de intervenção do projeto, observou-se que algumas espécies estão a ser afetadas por predação de coelhos, pelo que será instalada uma vedação de proteção, com o intuito de impedir o herbivorismo e permitir que as plantas disponham do espaço necessário para o seu desenvolvimento. Com frequência, quando confinadas a protetores individuais, as plantas não conseguem expandir-se lateralmente, sendo, por isso, essencial garantir que a vedação seja bem fixada ao solo, eventualmente com recurso a estacas adicionais.
De forma geral, constatou-se que grande parte das espécies herbáceas ainda não atingiu o pico de frutificação, pelo que as colheitas terão de ser repetidas em setembro, mesmo para as espécies já amostradas, à exceção de Festuca francoi.
Com estas ações, reforça-se o compromisso com a conservação da biodiversidade, garantindo a proteção e valorização da flora endémica e protegida da Região.
Saiba mais sobre este projeto coordenado pela Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática em: www.lifeazoresnatura.eu/.