menu logo

tamanho do texto:

Notícias

Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas assinala Noite Internacional dos Morcegos, 25 ͭ ͪ  𝙄𝙣𝙩𝙚𝙧𝙣𝙖𝙩𝙞𝙤𝙣𝙖𝙡 𝘽𝙖𝙩 𝙉𝙞𝙜𝙝𝙩

Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas assinala Noite Internacional dos Morcegos, 25 ͭ ͪ 𝙄𝙣𝙩𝙚𝙧𝙣𝙖𝙩𝙞𝙤𝙣𝙖𝙡 𝘽𝙖𝙩 𝙉𝙞𝙜𝙝𝙩

14 de Setembro de 2021

A Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas assinalou a Noite Internacional dos Morcegos, promovendo a ação “Desvendar o morcego dos Açores!” em diversas ilhas da Região.

A ação de sensibilização teve lugar nas ilhas das Flores, Faial, Pico, São Jorge, Graciosa, Terceira e Santa Maria e contou com a presença de 77 participantes. As atividades desenvolveram-se, maioritariamente, em locais onde existem colónias de morcegos, tendo sido possível, através de detetores de ultrassons utilizados pelo Corpo de Vigilantes da Natureza, escutar as suas vocalizações. 

Os principais objetivos das atividades foram a promoção do conhecimento sobre estes mamíferos, particularmente do único mamífero endémico da Região, o morcego dos Açores (Nyctalus azoreum), e, ainda, esclarecer o público em geral sobre o seu valor natural. A principal ameaça à sua sobrevivência é a perda e destruição do habitat devido à intervenção humana.

Com início em 1997, esta campanha de sensibilização europeia é promovida anualmente, no último fim de semana de agosto, pelo Secretariado do Acordo EUROBATS – Acordo sobre a Conservação das Populações de Morcegos Europeus, em mais de 30 países.

Desde 2010, foram adicionados à lista de espécies abrangidas pelo Acordo os morcegos que ocorrem nos arquipélagos atlânticos do território europeu, nomeadamente nos Açores, Madeira e Canárias.

A partir dessa data o Governo dos Açores passou a contribuir mais ativamente para a implementação do Acordo EUROBATS, através da monitorização da população de morcegos dos Açores (Nyctalus azoreum).

Mais informações disponíveis em: https://www.eurobats.org/

Quer receber notícias nossas?

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA