tamanho do texto:
Notícias

Objetivo de plantação de 10 mil árvores na Lagoa do Caiado superado!
25 de Junho de 2025
O projeto LIFE BEETLES atingiu, durante o mês de maio, o objetivo de plantar 10 mil árvores endémicas na Lagoa do Caiado, na ilha do Pico.
No âmbito da ação C.3, um dos objetivos primordiais é a reconversão de uma antiga pastagem em habitat adequado para a espécie-alvo Pseudanchomenus aptinoides – laurocho, através da plantação de árvores endémicas.
Ao longo de quatro anos, foram realizadas várias campanhas de plantação, que enfrentaram alguns desafios. O principal desafio foi a elevada densidade de gramíneas forrageiras, que tornou o processo de plantação e manutenção da área, através de monda, bastante moroso.
Contudo, este trabalho de plantação não termina aqui. É sempre necessária a manutenção das plantações já efetuadas, bem como novas plantações, não só para substituir indivíduos que possam não ter sobrevivido, mas também para reforçar a densidade e diversidade de espécies na área de intervenção.
A todos os que contribuíram para alcançar este objetivo, desde escolas, voluntários e colaboradores, com especial destaque para a equipa operacional do projeto e do Serviço de Ambiente e Ação Climática da ilha do Pico, o nosso obrigado!
Saiba mais sobre o projeto LIFE BEETLES, coordenado pela Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática em www.lifebeetlesazores.com.