menu logo

tamanho do texto:

Notícias

José Manuel Bolieiro evoca vida e obra de investigador Frederico Machado em cerimónia no Faial

José Manuel Bolieiro evoca vida e obra de investigador Frederico Machado em cerimónia no Faial

3 de Setembro de 2021

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, saudou hoje a “vida e obra” do professor e investigador Frederico Machado, homenageado e evocado no Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos, no concelho da Horta.

“Este é um momento que promove justiça, que combate o esquecimento, que assegura reconhecimento”, sinalizou José Manuel Bolieiro, intervindo na sessão de homenagem a um homem que “deu dimensão universal aos Açores, ao País, ao pensamento e à ciência”.

Frederico Machado foi um reconhecido especialista nas áreas da Geologia e da Geofísica, com vasta obra sobre o Arquipélago dos Açores.

Apesar de já homenageado em diferentes circunstâncias passadas, “é preciso garantir uma constante presença de tal figura” no pensamento comum, defende o Presidente do Governo.

“É um dia que há de perdurar, não ficará por esta cerimónia e esta evocação. Sinto a enorme satisfação de as entidades públicas poderem tornar presente e futuro o passado que nos honra, que nos orgulha, estimula e inspira”, acrescentou ainda.

Para José Manuel Bolieiro, a evocação a Frederico Machado é “oportuna e justa”, lembrando que “a sua ciência ajudou a salvar centenas de pessoas”.

Frederico Machado, falecido no ano 2000, foi um professor universitário e engenheiro, catedrático jubilado da Universidade de Aveiro, que se distinguiu na investigação vulcanológica dos Açores e da tectónica da Zona de Fractura Açores-Gibraltar

Lecionou, entre outras matérias, Introdução à Matemática Superior, Topografia e Geodesia, Sismologia, Vulcanologia e Geofísica.

© Governo dos Açores

Quer receber notícias nossas?

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA