menu logo

tamanho do texto:

Notícias

Germinação de Limonium vulgare no Banco de Sementes do Faial

Germinação de Limonium vulgare no Banco de Sementes do Faial

3 de Junho de 2025

No âmbito do projeto LIFE IP AZORES NATURA, coordenado pela Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática, temos excelentes notícias quanto à germinação de Limonium vulgare, uma espécie-chave para o restauro do habitat no ilhéu da Vila (Ação C6.1 – Restauro de habitats para as aves marinhas).

As sementes germinaram com sucesso no Banco de Sementes dos Açores (BSA), encontrando-se agora os exemplares em desenvolvimento nos viveiros (Ação C3.2 – Conservação in situ). A equipa prossegue com o processo de transplante, e os indivíduos apresentam um desenvolvimento muito promissor.

Nas fases iniciais da germinação, constatou-se que a espécie apresenta baixa exigência hídrica. A rega por pulverização foi mantida, conforme as orientações da equipa técnica, e os resultados têm sido bastante positivos.

Caso ainda existam sementes disponíveis, a próxima etapa consistirá em testar a germinação e propagação diretamente nos viveiros.

Saiba mais sobre este projeto em: https://www.lifeazoresnatura.eu/

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA