menu logo

tamanho do texto:

Notícias

Monitorização da biodiversidade marinha dos Açores

Monitorização da biodiversidade marinha dos Açores

2 de Setembro de 2021

A Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas deu início à monitorização da biodiversidade marinha, através da frota de navios da Atlânticoline, no princípio do mês de agosto, numa parceria com a Direção Regional dos Assuntos do Mar. 
As espécies avistadas com maior frequência foram golfinhos de pequeno porte e cagarros (Calonectris borealis), bem como um grupo de baleias-de-bico (Mesoplodon densirostris) e um outro de baleias-piloto (Globicephala macrorhynchus).
A informação recolhida através desta monitorização possibilitará mapear a presença de cetáceos, tartarugas e aves, ao longo das rotas da Atlânticoline pelas ilhas do Grupo Central. Em conjunto com outros programas de monitorização que decorrem atualmente, os dados agora recolhidos permitirão aprofundar o conhecimento sobre as espécies que passam pelo mar dos Açores e as suas rotas.
Esta ação piloto concreta do LIFE IP AZORES NATURA, que decorre até ao final deste ano, faz parte da componente marinha do projeto, a qual está financiada em quatro milhões de euros. Concluída esta primeira fase, será avaliada a possibilidade de dar continuidade a este programa até 2027. 
Para já, os resultados preliminares são promissores!
A Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas convida-o a saber mais sobre este projeto em: www.lifeazoresnatura.eu.
 

Fotografia: Direção Regional dos Assuntos do Mar

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA