menu logo

tamanho do texto:

Notícias

Formação acreditada: “À Descoberta dos Seres Vivos”

Formação acreditada: “À Descoberta dos Seres Vivos”

29 de Abril de 2025

No âmbito do programa Bandeira Azul e em parceria com o projeto LEVERS, o Expolab - Centro Ciência Viva promoveu, no dia 22 de março, a formação acreditada “À Descoberta dos Seres Vivos”. Esta ação, destinada aos professores de Santa Maria, contou com um módulo dedicado à Biodiversidade dos Açores, no qual o projeto LIFE SNAILS, coordenado pela Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática, teve um papel ativo.

 

A equipa de gestão do LIFE SNAILS esteve presente no evento com uma apresentação geral do projeto, destacando o seu impacto na conservação dos endemismos dos Açores e na recuperação ecológica da floresta Laurissilva. Durante a sessão, foi ainda feito um ponto de situação sobre a ação E.3, relativa ao novo programa educacional que será implementado nas escolas de Santa Maria para o 1.º ciclo, no âmbito da disciplina de Estudo do Meio.

A tarde foi dedicada a atividades de campo, iniciando-se com uma visita às instalações do beneficiário associado Direção Regional dos Recursos Florestais e Ordenamento Territorial (DRRFOT) em Santa Maria. Aqui, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pela DRRFOT, desde a recolha de sementes até aos processos de germinação e plantação de espécies endémicas.

O evento culminou com um percurso pedestre pelas áreas de intervenção do LIFE SNAILS, permitindo aos participantes aprofundar o conhecimento sobre os endemismos dos Açores, com especial destaque para as espécies de Santa Maria, explorar o habitat natural dos caracóis terrestres e refletir sobre os impactos da ação humana na biodiversidade. Além disso, foi dado ênfase à problemática das espécies invasoras, destacando os desafios que representam para a conservação dos habitats naturais e as estratégias adotadas no âmbito do projeto para o seu controlo.

Saiba mais sobre este projeto em www.lifesnails.eu.

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA