tamanho do texto:
Notícias

LIFE IP CLIMAZ participa no Conselho Consultivo do Parque Natural das Ilhas da Graciosa, São Jorge e Terceira
29 de Janeiro de 2025
O projeto LIFE IP CLIMAZ participou, ao longo do mês de dezembro, nas reuniões do Conselho Consultivo do Parque Natural das Ilhas Graciosa, São Jorge e Terceira, para discussão do ponto de situação da implementação das ações do projeto, nomeadamente das sub-ações C9.1, C5.3 e C3.1.
No Conselho Consultivo da Ilha Graciosa, iniciou-se a apresentação com a sub-ação C9.1 - Incentivos para substituição de equipamentos de aquecimento de água, destacando-se a atribuição e instalação de 209 termoacumuladores elétricos, bem como a realização de uma ação de sensibilização sobre o uso eficiente do equipamento, com o objetivo de maximizar as poupanças na fatura energética das famílias beneficiadas.
Quanto ao Conselho Consultivo da Ilha São Jorge, no que diz respeito à sub-ação C3.1 - Alargamento/Ampliação da cobertura geográfica da rede pública de carregadores de Veículos Elétricos, destacou-se a instalação de um ponto de carregamento, situado no município da Calheta, ligado à rede da Entidade Gestora de Mobilidade Elétrica – EGME (MOBI.E). Foram ainda apresentados os desenvolvimentos dos trabalhos relativos à sub-ação C5.3 – Projeto demonstrativo de Soluções Baseadas na Natureza para Adaptação a Eventos Climáticos Extremos, com a eliminação e limpeza da flora invasora, bem como a realização de trabalhos de estabilização das margens de ribeiras.
Relativamente ao Conselho Consultivo da Ilha Terceira, apresentaram-se os desenvolvimentos dos trabalhos realizados também no âmbito da sub-ação C5.3, nomeadamente a limpeza e remoção de flora invasora nas margens da Ribeira de Santo Antão, para posterior plantação de cerca de 200 espécies endémicas, entre elas o pau-branco (Picconia azorica), o louro-da-terra (Laurus azorica), a urze (Erica azorica), e o folhado (Viburnum tresalei), com o intuito da requalificação da galeria ripícola desta ribeira. Ainda no âmbito desta ação, foram realizadas, na Ilha Terceira, duas ações de capacitação interna, nomeadamente em Engenharia Natural e Operação de Motosserras em Taludes.
A participação nestas reuniões visa manter e ampliar o envolvimento dos Stakeholders regionais nas atividades do LIFE IP CLIMAZ, promovendo uma participação ativa e contínua.
Saiba mais sobre este projeto coordenado pela Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática em: www.lifeipclimaz.com