menu logo

tamanho do texto:

Notícias

Todas as espécies do LIFE BEETLES estão agora na Lista Verde da IUCN

Todas as espécies do LIFE BEETLES estão agora na Lista Verde da IUCN

27 de Janeiro de 2025

As três espécies-alvo do projeto LIFE BEETLES, que é coordenado pela Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática, foram incluídas na Lista Verde da IUCN (International Union for the Conservation of Nature).

A IUCN implementou uma nova metodologia destinada a “medir com eficácia o sucesso dos programas de conservação das espécies”. Este método não pretende substituir a Lista Vermelha das Espécies Ameaçadas, mas sim, complementá-la, demonstrando o sucesso real de projetos de conservação de natureza”. Enquanto a Lista Vermelha da IUCN avalia o risco de extinção das espécies, a Lista Verde avalia a recuperação das espécies e mede o impacto positivo das iniciativas de conservação.

A inclusão dessas espécies na Lista Verde reflete os esforços de conservação realizados, dos quais o projeto LIFE BEETLES é parte integrante. Ações como a exclusão de gado das áreas protegidas, a remoção de espécies invasoras e a criação de corredores ecológicos contribuem significativamente para determinar a taxa de recuperação das espécies a longo prazo e para a viabilidade das suas populações.

Pode consultar os detalhes da inclusão destas espécies na Lista Verde da IUCN em:

Carocho-da-terra-brava » Trechus terrabravensis (Ground-beetle)

Laurocho » Pseudanchomenus aptinoides (Laurocho)

Cascudo-da-mata » Tarphius floresensis (Ironclad Beetle)

Saiba mais sobre o projeto LIFE BEETLES em www.lifebeetlesazores.com

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA