menu logo

tamanho do texto:

Notícias

LIFE IP CLIMAZ participa no Conselho Consultivo do Parque Natural da Ilha do Faial

LIFE IP CLIMAZ participa no Conselho Consultivo do Parque Natural da Ilha do Faial

23 de Janeiro de 2025

No passado dia 26 de novembro, decorreu a Reunião do Conselho Consultivo do Parque Natural da Ilha do Faial, onde o projeto LIFE IP CLIMAZ marcou presença. Foram apresentados e discutidos os pontos de situação relativamente às intervenções realizadas na ilha, nomeadamente no âmbito das sub-ações C3.1, C3.3, C5.3 e C11.2.

Durante a reunião, destacou-se o progresso das várias ações. No que diz respeito à sub-ação C3.1 – Alargamento/Ampliação da cobertura geográfica da rede pública de carregadores de Veículos Elétricos, foram adquiridos dois pontos de carregamento para carros elétricos, cuja instalação será realizada no município da Horta. Ainda no contexto da promoção da descarbonização nos transportes, e no âmbito das sub-ações C3.2 – Descarbonização da operação regular dos serviços de proteção da natureza e C3.3 – Descarbonização dos transportes na ilha do Faial, está prevista a aquisição de uma carrinha elétrica para o Serviço de Ambiente e Ação Climática do Faial, bem como de um minibus elétrico para a Câmara Municipal da Horta (no início de 2025), com o intuito de promover a descarbonização dos transportes públicos na Região.

Relativamente à sub-ação C11.2 – Aumentar a cobertura e melhorar a precisão da monitorização do clima e da água pelo Governo Regional, foram realizadas, em setembro, análises das águas subterrâneas em seis pontos de amostragem. Esta iniciativa resultou de um contrato celebrado, em outubro 2023, com o consórcio INOVA/UAC.

Quanto à sub-ação C5.3 – Projeto demonstrativo de soluções baseadas nos ecossistemas para adaptação a eventos climáticos extremos, iniciaram-se os trabalhos de mitigação e controlo de espécies exóticas invasoras na Ribeira dos Flamengos. Estes trabalhos incluíram a limpeza e desobstrução dos leitos e a plantação de flora nativa, devidamente adaptada e estrategicamente localizada ao longo das margens, com o intuito de responder aos riscos previamente identificados no Plano de Gestão de Riscos de Inundações da Região Autónoma dos Açores (PGRIA).

Paralelamente, o projeto LIFE IP CLIMAZ investiu ainda na aquisição de diversos equipamentos para a capacitação dos serviços de ambiente da ilha.

A participação nestas reuniões visa manter e ampliar o envolvimento dos Stakeholders regionais com as atividades do LIFE IP CLIMAZ, promovendo uma participação ativa e contínua.

Saiba mais sobre este projeto coordenado pela Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática em: www.lifeipclimaz.com

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA