menu logo

tamanho do texto:

Notícias

A Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas deu mais um grande passo para a conservação da flora endémica dos Açores!

A Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas deu mais um grande passo para a conservação da flora endémica dos Açores!

5 de Agosto de 2021

O Jardim Botânico do Faial tem pela primeira vez em cultivo a espécie angélica (Angelica lignescens), na sua Coleção de plantas nativas e endémicas dos Açores.

Os ensaios de germinação desta espécie ocorreram no Banco de Sementes dos Açores, enquadrado na ação Conservação Ex-situ* do projeto LIFE IP AZORES NATURA, que irá conservar esta e outras espécies, incluídas na Diretiva Habitats, cujas populações se encontram em estado de conservação desfavorável.

Neste caso específico, a angélica, uma planta rara e endémica do Arquipélago, cresce acima dos 500-600 metros de altitude, preferencialmente em habitat húmidos ou encharcados, como o habitat de ribeiras alpinas e subalpinas que está representado no Jardim Botânico do Faial e inclui herbáceas endémicas raras e de grande porte. 

Neste mundo dos gigantes endémicos, a elevada humidade e disponibilidade de nutrientes, a baixa luminosidade e o relevo permitem que as espécies herbáceas cresçam em altura, algo que é comum acontecer em ilhas, chegando algumas delas a atingir os 3,5 metros de altura, como é o caso da angélica.

Visite-nos e conheça esta e outras espécies raras que estão em cultivo na Coleção de plantas nativas e endémicas dos Açores.  

*C3.1

Com o apoio financeiro do Programa LIFE da União Europeia.

RN 2000

Respeita os termos do WCAG 2.00 AA